Cailleach, da criação à maldição!
Mesmo sendo uma deusa ligada às sombras e aos fins, Cailleach também é ligada á criações, por tanto criou rios e formou muitos lagos nas terras gaelicas. Eis que vou passar um mito aqui que relata bem essa ligação de Cailleach com a formação de Lagos.
Vou falar sobre o mito que relata a criação do Lago Awe.
A origem do Lago Awe
Vou falar sobre o mito que relata a criação do Lago Awe.
A origem do Lago Awe
O lago Awe foi criado devido ao esquecimento de Cailleach, pois ela tirava água diariamente de um poço em Ben Cruachan, Argyle, tirando a tampa de pedra do poço pela manhã e o tampando a noite, mas em uma noite ela se esqueceu de cobrir o poço, e estando furiosas por terem sido esquecidas, as águas se levantaram e derramaram pela encosta da montanha abaixo, rugindo como uma torrente. Na manhã, o vale foi preenchido com água e o lago Awe foi criado.
Essa história é contada para a origem de muitos rios e lagos na Cultura gaélica, como por exemplo, a origem do Rio Boyne.
Vou falar agora sobre a ligação de Cailleach com a criação e a maldição. Apresentarei agora um mito que relata justamente isso.
A origem do Lago Ness
Cailleach tinha outro poço em Inverness, que tinha que ser mantido coberto da alvorada ao crepúsculo. Sua empregada Nessa cuidava do poço, mas em uma noite ela chegou atrasada até ele, e quando se aproximou, a água estava jorrando do poço, seguindo-a. Ela se virou e fugiu, mas Beira (Vulgo Cailleach '-'), que estava vigiando do cume de Ben Nevis, gritou, “Tu correrás para sempre pois negligenciaste o teu dever e tu nunca deixarás a água.” A garota se transformou em um rio e deu o seu nome para o lago e o rio Ness. Uma vez por ano, na data de sua transformação, Nessa sai de seu rio e reassume sua forma como humana, cantando uma triste e doce canção na luz do luar.
Bom, acho que quase todo mundo já ouviu falar do monstro do Lago Ness... Então, não achei nada que associasse essa lenda com o tal monstro. Porém, vi que na Escócia, esse monstro na verdade é uma monstra, e é chamada de "Nessie" pelos locais... Não sei se só eu penso assim, mas é bem estranho uma mulher ser amaldiçoada à viver em tal lago, e o mesmo lago ter um "monstro". Hehehe
Deixo aí a curiosidade hahahaha
E para finalizar este estudo, achei interessante falar também sobre as Senhoras Beur/Bera.
As senhoras Beur no plural, são um conjunto de mulheres que são as servas de Cailleach Bheur, que são chamadas por ela pra espalhar as tempestades quando ela se vê ameaçada.
As senhoras Beur ficam nos lagos e entre os juncos, sendo bem perigosas para se chegar perto.
Um junco alto encontrado junto de lagos é chamado de “a roca das senhoras Bera”, e uma espécie de lírio-roxo ou planta aquática de “a bandeira”, e as vezes, de “bastão” dessas mesmas senhoras.😉
E é isso galera, espero que tenham gostado do estudo, passei tudo que eu podia rsrs Caso ainda tenham qualquer dúvida podem perguntar rsrs Adorei essa experiência! Que Cailleach Bheur abençoe à todos... 💙❄
Comentários
Postar um comentário